ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
Rua Antônio João, nº 71 - Jardim Aeroporto, Iguatemi - MS
INEP 50026437
CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
Para Educadores de Escolas Públicas
CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA PREVENÇÃO DE DROGAS NA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
Tutor: Juliana Flávia Pereira de Brito
Projeto executado pelos(as) cursistas:
Alenir dos Reis Costa
Cecília Welter Ledesma
Celi Fernandes Alonso
Ercília Dutra Pereira
Jaqueline Holanda Cavalcante Kuroiwa
Joicenir Sovernigo Lopes
Luzia de Fátima Layola Nunes
Miriam Krenczynski
Regina Martins Gomes Lopes
Verilane Souza Magalhães
Março – 2013
Iguatemi – MS
Incentivar os filhos a terem uma vida saudável e produtiva, portanto, é a melhor forma de mantê-los longe das drogas e de outros tipos de dependência, como a do consumo, do jogo e tantas outras. Dar-lhes suporte afetivo e cuidar de sua auto-estima são tarefas muito mais complexas, mas também mais eficazes, tanto para evitar o problema das drogas, quanto para formar adultos mais corajosos e conscientes de si mesmos. (Flávio Gikovate).
INTRODUÇÃO
O Projeto “CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA PREVENÇÃO DE DROGAS NA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE”, terá sua implantação prevista para o mês de março do ano letivo de 2013. Constitui-se em um trabalho organizado e dirigido pelos cursistas do Curso de PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS para Educadores de Escolas Públicas, com a participação dos Diretores, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Pais e Alunos da Escola Estadual Paulo Freire do Município de Iguatemi – Mato Grosso do Sul. O projeto conta ainda com a parceria do Destacamento da Polícia Militar,Conselho Tutelar, Conselho Municipal Anti Drogas (COMAD), Centro de Recuperação Vida Nova e Hospital São Judas Tadeu. A implantação do mesmo envolverá critérios e cronograma previsto no decorrer do projeto.
A idealização do Projeto nasceu da necessidade de promover a conscientização sobre a necessidade da prevenção do uso da droga, já que nas sociedades modernas, o consumo de drogas psicoativas (álcool, tabaco, inalantes, maconha, cocaína e outras) tem gerado problemas sociais e de saúde que, por sua amplitude e gravidade, necessitam da formulação de políticas específicas e de ações pertinentes para o seu adequado enfrentamento.
Estudos recentes indicam que o consumo de drogas vem crescendo de forma assustadora, merecendo, portanto, a atenção dos professores, pais e sociedade em geral, lembrando que o uso das mesmas sempre esteve presente em diversos contextos sociais: religioso, medicinal, econômico, místico, artístico, intelectual, militar, político, esportivo e recreativo.
A Escola, associada à família e a comunidade interessada, tem condições plenas de colocar em prática um trabalho consciente e sistemático de educação preventiva, dentro de um contexto maior de valorização da qualidade de vida.
ADOLESCÊNCIA E AS DROGAS – EPIDEMIOLOGIA NO BRASIL, NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL E EM IGUATEMI
O consumo de drogas pelo homem é um fenômeno antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade.
Conforme publicação na Revista Brasileira de Psiquiatria, volume 22, (dez.2000) há um relato que os levantamentos epidemiológicos sobre o consumo de drogas entre os jovens no mundo e no Brasil mostram que é na passagem da infância para a adolescência que se inicia este uso. No Brasil, os estudos epidemiológicos levantados pelo Centro Brasileiro de Informações sobre as Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo, (CEBRID) documentaram uma tendência ao crescimento do consumo dos inalantes da maconha, da cocaína e de crack. No entanto, o álcool e o tabaco continuam de longe a ocupar o primeiro lugar como as drogas mais utilizadas.
A pesquisa “Panorama Nacional, a Execução das Medidas Socioeducativas de Internação” foi realizada pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) e pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ). O levantamento foi realizado por uma equipe multidisciplinar que visitou, de julho de 2010 a outubro de 2011, os 320 estabelecimentos de internação existentes no Brasil, para analisar as condições de internação de 17.502 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de restrição de liberdade. Durante estas visitas, a equipe entrevistou 1.898 adolescentes internos. A alta incidência de uso de psicoativos pode estar relacionada à ocorrência dos atos infracionais.
Dos jovens entrevistados, 74,8% faziam uso de drogas ilícitas, sendo o percentual ainda mais expressivo na Região Centro-Oeste, onde 80,3% dos adolescentes afirmam ser usuários de drogas. Em seguida está a Região Sudeste, com 77,5% de usuários.
Dentre as substâncias utilizadas pelos adolescentes, a maconha foi a droga mais citada (89%), seguida da cocaína (43%), com exceção da Região Nordeste, em que o crack foi a segunda substância mais utilizada (33%). Aparecem no levantamento ainda usuários de inalantes, medicamentos e LSD.
Pesquisa realizada com jovens e adolescentes em Iguatemi-MS, pela Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto em parceria com o COMAD, comprovou que 80% dos mesmos, já experimentaram drogas, 15% já usaram cocaína, 60% maconha e 70% álcool.
O Brasil é o maior mercado de crack do mundo e o segundo de cocaína, aponta o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas. O estudo, divulgado pela Universidade Federal de São Paulo nesta quarta-feira (5), mostra que esta epidemia corresponde a 20% do consumo global da cocaína — índice que engloba a droga refinada e os seus subprodutos, como crack, óxi e merla. Só no último ano, um em cada cem adultos fumou crack, o que representa um milhão de brasileiros acima dos 18 anos. Quando a pesquisa abrange o consumo das duas drogas, cocaína e crack, o número atinge 2,8 milhões de pessoas em todo o país. O número é considerado "alarmante" no período pelo coordenador do estudo, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira.
À medida que a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que o consumo de cocaína está diminuindo no mundo, a gente não consegue observar isto no Brasil. O consumo está aumentando no país", destacou Laranjeira. "Estamos muito lentos no combate à epidemia e não sei se teremos recursos para cuidar de todo esse fenômeno."
Cerca de 6 milhões de pessoas (4% da população adulta) já experimentaram alguma vez na vida a cocaína, seja o pó refinado ou apenas a droga fumada (como se apresentam o crack e o óxi). Já entre os adolescentes, 442 mil (3% dos que têm entre 14 anos e 18 anos) também já tiveram experiência com algum tipo dessas substâncias.
Quanto ao uso da cocaína intranasal (cheirada), que é a mais comum no mundo, pouco mais de 5 milhões de adultos (4%) admitiram ter experimentado o pó alguma vez na vida, sendo 2,3 milhões de pessoas (2%) nos últimos 12 meses. O uso é menor entre os jovens, sendo menos de 2% nos dois casos: 442 mil adolescentes em um momento da vida, e 244 mil no último ano.
Quase 2 milhões de brasileiros, afirmam os dados, já usaram a cocaína fumada (crack, óxi ou merla) uma vez na vida, atingindo 1,8 milhão de adultos (1,4% da população) e150 mil adolescentes (cerca de 1%). No último ano, foram cerca de 1 milhão de adultos (1%) e 18 mil jovens (0,2%). A pesquisa, que foi feita com 4.607 pessoas de 149 municípios brasileiros, indica também que o primeiro uso de cocaína ocorreu antes dos 18 anos para quase metade dos usuários (45%), seja para quem ainda consome a droga ou para quem já consumiu ao menos uma vez na vida. No total, 48% desenvolveram dependência química, sendo que 27% relataram usar a droga todos os dias ou mais de duas vezes por semana. Conseguir as drogas também foi considerado fácil por 78% dos entrevistados, sendo que 10% dos usuários afirmaram já ter vendido alguma parte da substância ilegal que tinham em mãos.
A percentagem do uso de drogas entre estudantes do Brasil demonstra que 46,1% consomem álcool, 17,1% consomem tabaco, 6,4% consomem solvente, 5,7% consomem energético, 5,5% consomem maconha e 4,3% consomem anfetamínico, totalizando 3.403.348 alunos do Ensino Fundamental e 2.535,678 alunos do Ensino Médio.
Informações colhidas na página da Internet, Vida e Saúde, “Especial Drogas” o Brasil gastou mais de 700 milhões de reais no tratamento de dependentes de álcool, cigarro e drogas ilícitas. Este custo representa apenas os custos com internações nos hospitais públicos e a medicação aplicada nos pacientes viciados. Portanto, o investimento em educação e prevenção, diminuirá estas cifras e por outro lado proporcionará a construção de uma sociedade mais saudável e produtiva.
A educação, como o melhor caminho que se apresenta para a prevenção e o combate às drogas necessita direcionar, especialmente seu foco aos jovens e adolescentes. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que “naturalmente” afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais frequente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.
Mas, por que o homem usa drogas? Qual é o sentido que a droga teve no passado e tem no presente para o homem?
Segundo Bucher (1989), a função da droga na vida das pessoas, através dos tempos, tem oscilado entre procurar formas de transcendência, na tentativa de entrar em contato com as forças sobrenaturais, através de experiências religiosas e místicas; superar a angústia existencial; fugir à consciência da transitoriedade e mortalidade; anestesiar a dor, o sofrimento e, buscar o prazer.
O homem quando altera deliberadamente o seu estado de consciência através das drogas, tem as suas sensações, percepções e humor afetados, pois elas agem essencialmente sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), daí porque são chamadas drogas psicoativas ou psicotrópicas.
Segundo Bucher (1992), os efeitos das drogas tocam a cabeça, o coração e o corpo da pessoa e é neste último que as sensações prazerosas se tornam presentes. Se as drogas não tivessem esse potencial prazeroso no início, não haveria “problema de droga” ou toxicomania, pois ninguém fica dependente de coisas não prazerosas. Só que, com o abuso, o prazer acaba e começa a dependência.
Pais e educadores não devem se tornar invasivos, nem desrespeitar a individualidade do adolescente, mas precisam estabelecer uma relação aberta, com diálogo e limites claros, acompanhando de perto a vida do jovem.
A informação adequada embora sozinha não baste, é fundamental para que os adolescentes possam, de fato, tomar uma posição consciente diante de mais um desafio.
A Escola tem um papel muito importante na questão das drogas, pois além de fonte de conhecimentos deve se preocupar também com a formação global de seus alunos.
Todas as drogas têm em comum a capacidade de alterar o estado mental do usuário, seja proporcionando uma sensação de prazer e conforto ou reduzindo a timidez e aumentando a sociabilidade de quem a usa. Em geral, todas também causam dependência química e psicológica, transformando o usuário ocasional em viciado, que acaba dependendo do consumo da droga para manter suas atividades normais.
“Cada ser humano tem uma história diferente, não existe uma fórmula que explique como, porque ou com que consequências um jovem procura as drogas”, afirma o psicoterapeuta Flávio Gikovate.
“No entanto, é possível dizer que o abuso de drogas por adolescentes é uma das consequências da cultura imediatista, desapaixonada e carente de novas ideias que vivemos nos últimos anos”, afirma. Gikovate também destaca que a dependência das drogas não difere de outras como o comer ou o consumo compulsivo, que também cresceram muito nos últimos anos. “Vivemos numa sociedade que estimula a dependência, e que reprime os gestos autônomos com muito rigor, fazendo com que as pessoas busquem conforto em algo de que dependam”.
Pesquisas científicas tentam identificar os motivos pelos quais o ser humano recorre às drogas: seria a influência do grupo, a insegurança diante da vida, a necessidade de aplacar a dor ou a fome, a busca do prazer? Na verdade, o homem pode buscar a droga por todos esses motivos. Mas, entre os adolescentes, a droga tem uma relação direta com a falta de perspectivas, com o tédio, com a dificuldade de lidar com a vida de forma responsável. Não se sabe ao certo se esses aspectos são a causa ou o efeito da droga, mas o adolescente, com pouco interesse pela vida e pelos relacionamentos humanos, está mais propenso a procurá-las.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E SUA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA
Pretende-se a implantação do Projeto: “CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA PREVENÇÃO DE DROGAS NA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE”, tendo em vista a lotação dos cursistas na referida escola, como educadores.
As características da Instituição são as seguintes: A Escola Estadual Paulo Freire está situada na Rua Antônio João nº 71, no bairro Jardim Aeroporto, município de Iguatemi, Estado de Mato Grosso do Sul. Foi Criada conforme Decreto nº 9.273, de 17 de dezembro de 1998, publicado em Diário Oficial nº 4.921, de 18 de dezembro à página 01, com o nome de Escola Estadual Vespasiano Barbosa Martins. A mesma passou a denominar-se Escola Estadual Paulo Freire conforme o Decreto nº 9.347, de 21 de janeiro de 1999, publicado no Diário Oficial nº 4.943 de 22 de janeiro de 1999, à página 05 e Autorizada para o Funcionamento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio conforme a Resolução/SED nº 1.357 de 22 de abril de 1999, publicado em Diário Oficial nº 5003, de 23 de abril de 1999, à página 07, Prorrogada a Autorização de Funcionamento do Ensino Fundamental, conforme Deliberação CEE/MS nº 6.237, de 22 de junho de 2001, publicada em Diário Oficial nº 5546 de 10 de julho de 2001 à página 13, Credenciada e Autorizado o Funcionamento do Ensino Fundamental conforme Resolução/SED nº 1.678 de 1º de dezembro de 2003 publicado no Diário Oficial nº 6.137 de 03 de dezembro de 2003 às páginas 33 e 34.
A criação da Escola teve como objetivo atender a demanda da população que aspirava por mais uma Escola centralizada geograficamente. Tendo como entidade mantenedora a Secretaria Estadual de Educação situada à Rua Parque dos Poderes, Bloco V, CEP: 79031-902, Campo Grande - MS.
Desde sua criação a Escola oferecia o Ensino Fundamental e Médio, atualmente oferece apenas a etapa do Ensino Fundamental, que tem duração de 9 (nove) anos com currículo organizado por anos.
Possui uma clientela de aproximadamente 650 alunos, a grande maioria proveniente da periferia, nível econômico médio - baixo, dos quais 240 alunos enquadram-se na faixa etária entre 10 a l7 anos, lotados no 6o. ao 9o. ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio. Em se tratando de alunos jovens, adolescentes e adultos pretende-se a aplicação deste Projeto a este público em especifico, de forma mais direta, em função de caracterizar umperíodo de vulnerabilidade e de riscos.
Dentro da proposta da Escola que se refere ao tema: “Educação se faz com discernimento, ousadia, pesquisa, determinação, trabalho participativo, visando munir a comunidade de ferramentas culturais que são importantes para o exercício da cidadania, oferecendo um ensino atualizado, incorporando as mais novas contribuições científicas e tecnológicas para os alunos e a sociedade” pretende-se envolver toda comunidade escolar no propósito de prevenir e erradicar o consumo de drogas.
Diante de tais fatos, a Escola Estadual Paulo Freire procurará desenvolver ações no sentido de redimensionar a sua Proposta Pedagógica incorporando ao seu conteúdo as atuais formas de conhecimentos ligados a concepção de homem, de educação e de sociedade, visando uma educação preventiva direcionada para ações de valorização da qualidade de vida, a formação integral da criança e do adolescente, a médio e a longo prazo, envolvendo a comunidade interna e externa e proceder o permanente acompanhamento e avaliação de ações, possibilitando a construção de saberes indispensáveis a inserção social do público que atende..
A Escola pretende assim, garantir à sua clientela o passaporte para o futuro, uma vez que o amanhã pertence àqueles que se preparam para ele.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
· Promover a conscientização da comunidade escolar, sobre a necessidade da prevenção do uso das drogas, a incidência de condutas de risco entre os estudantes, e outros agravos à saúde, dentro de um contexto mais amplo de valorização da vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Proporcionar conhecimentos básicos sobre as drogas, seus efeitos, sintomas e os tipos;
· Conscientizar os alunos sobre a necessidade de serem agentes disseminadores de ações de prevenção ao consumo de drogas no meio em que vivem;
· Despertar a consciência coletiva, desenvolvendo ações educativas e participativas da Escola.
· Informar e formar a comunidade escolar para desenvolver discernimento crítico frente às opções de vida que possam envolver riscos.
· Superar preconceitos e tabus com relação a drogas.
· Promover, a partir da Escola, a expansão das ações de prevenção junto às famílias dos escolares e às lideranças comunitárias.
· Proporcionar atividades que favoreçam a inclusão social, a auto-estima, o senso critico e a valorização do aluno oferecendo-lhe alternativas como a prática de esportes, recreação e atividades artístico-culturais.
METODOLOGIA
O projeto será implantado de forma efetiva em uma semana e gradativa no decorrer do ano letivo, com posterior implantação de caráter permanente, nos anos subsequentes. Destinar-se-á a um público alvo compreendido entre estudantes que cursam o Ensino Fundamental e Ensino Médio, iniciando a sua aplicação no mês de março e tendo seu término previsto para o final do ano letivo, distribuídos em 01 (uma) hora semanal. Nele o professor atuará como mediador, ordenará, classificará e interpretará a realidade dos alunos, delineando um plano de ação coletivo, onde os alunos não serão meros receptores do saber, mas atuarão como co-participantes e agentes de sua aprendizagem, capazes de compreenderem situações de risco.
A etapa informativa inicial será cumprida através do lançamento do Projeto que ocorrerá na Escola Estadual Paulo Freire aos estudantes e comunidade escolar. Serão realizados encontros diários de 01 (uma hora), abrangendo os dois turnos, quando serão feitas palestras pelo Presidente do Conselho Municipal Anti - Drogas (COMAD), Conselheira(o) Tutelar, Enfermeiro, Presidente do Centro de Recuperação Vida Nova e o representante da Destacamento da Polícia militar.
No decorrer do ano letivo os professores da Escola repassarão a seus alunos noções básicas sobre Drogas, os tipos, as sensações, os sintomas, como prevenir, o tratamento adequado e onde buscar ajuda. As aulas terão a duração de 50 minutos e serão ministradas 01 (uma) vez por semana. A técnica utilizada será aplicada através de informações teóricas e práticas, exposição visual e execução dos exercícios. Será aplicada ainda, uma pesquisa com abordagem qualitativa utilizando-se o método de procedimento equivalente a pesquisa de campo (questionário anexo 1), com os alunos do 6º ao 2° ano do Ensino Médio e atividades escolares, obedecendo o cronograma contendo as informações.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
A prática do Projeto realizou-se na Escola Estadual Paulo Freire ,encerrando-se com a visita dos alunos do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2° ano do Ensino Médio da referida Escola, no Centro de Recuperação Vida Nova, projeto constituído com a finalidade de recuperar jovens e adolescentes dependentes químicos.
04/03/2013: Abertura e lançamento do Projeto realizado pela Cursista e Professora Diretora Cecília Welter Ledesma. do Projeto com a apresentação de Dança realizada com os alunos da Escola Estadual Paulo Freire e Palestra com Pastor Alexandre Cani.
05/03/2013: Palestra sobre as consequências causadas pelas drogas, realizada pelo Enfermeiro Vandeclei Peixoto Freitas.
06/03/2013: Palestra realizada pelo Presidente do COMAD Senhor João Medina e apresentação de teatro com o grupo de jovens da Igreja Congregacional.
07/03/2013: Palestra realizada por um membro do Conselho Tutelar e representante do PROERD.
08/03/2007: Visita dos alunos no Centro de Recuperação Vida Nova.
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
De posse dos dados obtidos com a pesquisa de campo chegou-se aos seguintes resultados: foram entrevistados 268 alunos, na faixa etária de 10 anos acima, lotados no Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano e 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Paulo Freire.
Referente às questões: Conhecem drogas? Já experimentaram? São usuários? Quantos usuários na família? Quem levou você a utilizar drogas? Quais tipos de drogas que conhecem?
Os vilões geralmente estão bem perto dos usuários. A pesquisa mostra os jovens e adolescentes que experimentaram drogas tiveram acesso às mesmas por intermédio de amigos e parentes.
Questões éticas e repressão social muitas vezes reprimem respostas adequadas, levando o aluno nem sempre a responder a verdade. No entanto a porcentagem atingiu 3% de usuários na Escola Estadual Paulo Freire.
Dentro destes usuários registrou-se a utilização do álcool e o tabaco como drogas comuns, apresentando o maior número de usuários.
Deduz-se que tais usuários que se encontram em fase de transformação, consomem estas drogas, consideradas lícitas, não proibidas por lei, como forma de conforto e prazer que, de forma indireta, reduz a timidez que enfrentam, além de proporcionar certo grau de prazer, o que, para o sujeito por vezes desajustado, favorece a socialização.
PARCERIAS
· HOSPITAL SÃO JUDAS TADEU
· CENTRO DE RECUPERAÇÃO VIDA NOVA
· COMAD
· CONSELHO TUTELAR
· PROERD
· PROJETO DE RECUPERAÇÃO VIDA NOVA
· IGREJA CONGREGACIONAL
RECURSOS
MATERIAIS
· Computadores (Word, Internet, pesquisa Google)
· Camisetas
HUMANOS
· Enfermeiro
· Diretor
· Coordenadores
· Professores
· Alunos
· Presidente do COMAD
· Presidente do Centro de Recuperação Vida Nova
· Conselho Tutelar
· Pastor
· PROERD
PÚBLICO ALVO
· Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Paulo Freire.
CRONOGRAMA
HORÁRIO
|
ATIVIDADES
|
04
MARÇO
|
05 MARÇO
|
06 MARÇO
|
07
MARÇO
|
08
MARÇO
|
8 horas
9 horas
l4 horas
l9 horas
|
LANÇAMENTO do Projeto.
Apresentação de Dança
PALESTRA:
Pastor Alexandre Cani
Local: EE Paulo Freire
| X | ||||
8 horas
14 horas
19 horas
|
PALESTRAS:
Consequências do uso de drogas -Enfermeiro Vandeclei
|
X
| ||||
8 horas
l4 horas
l9 horas
|
PALESTRA:
COMAD
Teatro do grupo de jovens da Igreja Congregacional
Local: EE Paulo Freire
|
X
| ||||
8 horas
14 horas
19 horas
|
PALESTRA:
Conselho Tutelar
PROERD
Local: E.E. Paulo Freire
|
X
| ||||
8 horas
14 horas
|
VISITA no Centro de Recuperação Vida Nova
|
X
|
CONCLUSÕES FINAIS
Para avaliar os resultados obtidos com a aplicação do Projeto será aplicado um processo avaliando periodicamente todas as atividades aplicadas.
A avaliação será realizada de forma conjunta, inicialmente com o grupo dos Cursistas, numa segunda etapa com os alunos envolvidos e finalmente com toda a comunidade escolar. Será aplicada de forma sistemática e continua, através de reflexões sobre as ações desenvolvidas e acompanhamento da evolução dos alunos. No decorrer da aplicação do Projeto serão realizadas reuniões e avaliações pessoais e em grupo, para que o processo avaliativo propicie a auto - avaliação e, se necessário, sejam procedidos novos direcionamentos dos trabalhos.
A escola esperada deveria privilegiar o processo avaliativo e a auto avaliação, devendo ter, como pressuposto essencial, a busca de metas pessoais. A proposta de avaliação deveria ser feita desprezando a padronização de produtos, pois o aluno, segundo Mizukami (1986, p.56), {...´} devera assumir responsabilidades pelas formas de controle de sua aprendizagem, definir e aplicar critérios para avaliar até onde estão sendo atingidos os objetivos que se pretende. (OLIVEIRA, 2005)
.
PESQUISA DE CAMPO
A Escola Estadual Paulo Freire pretende prevenir, reduzir e até erradicar o consumo de drogas no âmbito Escolar. Para isso, é necessário conhecer a realidade sobre o assunto. Para tanto, você prezado aluno, será o colaborador essencial nesta pesquisa. Responda com sinceridade as questões abaixo. Não precisa se identificar. Suas informações serão importantíssimas para melhorar a sociedade de Iguatemi.
Equipe Responsável.
Escola Estadual Paulo Freire
Sexo ( ) Masculino ( ) Feminino
1 - Você conhece drogas? (álcool, tabaco, maconha, anfetaminas, cocaína, crack, ecstasy, heroína, LSD)
( ) Sim ( ) Não
2 - Quais os tipos que você conhece?
3 - Já experimentou algum tipo? Qual?
4 – Se você for usuário qual é a sensação que você sente quando usa?
5 - Se você for usuário, gostaria de livrar-se do vício?
6 - Se você é usuário com quantos anos você começou a consumir?
7 - Você sabia que existe tratamento para viciados?
8 - Vale a pena continuar com o vício?
9 - Você iniciou o consumo de drogas levado por um amigo, parente ou outros?
10 - Quantas pessoas do seu relacionamento é usuário?
11 - Quantas pessoas tem sua família?
12 - Alguma pessoa de sua família é usuário de droga? ( Pai, mãe, irmão, irmã e outros)
13 - O que você pretende ser no seu futuro?
14 – Qual o ano que você está cursando?
15 - Qual é a sua idade?
Deixe a sua mensagem:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Revista Brasileira de Psiquiatria, vol. 22, São Paulo, dezembro 2000.
Pesquisa Internet:
Saúde para todos. Abuso de drogas na adolescência.
Centro Referencial Educacional. Adolescente e Drogas.
Vida e Saúde. Drogas.
Manual: Prevenção a Drogas e Aids na Escola. Governo de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 1996.
Apostila: Prevenção ao uso indevido de drogas na Escola. Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 1996.
Apostila: As drogas. Governo do estado de Mato Grosso do Sul.
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