terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Projetos

A MATEMÁTICA E A MÚSICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM


PROFESSOR REGENTE
Cleide Aparecida Humberto de Souza


ÁREA DE CONHECIMENTO
Matemática


SÉRIE / TURMA/ TURNO
6º Ano B, 7º Ano A, 7º Ano B, 8º Ano A, 9º Ano A e 1° Ano A.
Matutino


EQUIPE DE APOIO:
-PROFESSORA DA STE
Joicenir Sovernigo Lopes


-COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Adauto Alves Teixeira


-DIREÇÃO
Cecília Welter Ledesma


PERÍODO DE EXECUÇÃO
Início: 20/10/2010
Término: 19/11/2010


TOTAL DE PARTICIPANTES
160 alunos


TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA


-Pesquisas;
-Composição das paródias;
-Ensaios;
-Execução das mesmas;
-Entrega dos certificados das olimpíadas de matemática.


OBJETIVOS
Explorar cenários motivacionais e contextos atrativos, onde o aluno sinta-se desafiado pela música e possa aprender com o lúdico de forma espontânea, porém, com responsabilidade e compromisso interagindo com o tradicional;
Quebrar regras como mecanismos perfeitamente organizados e possibilitar a troca de experiências e de aprender com prazer;
Despertar interesse, pelo meio de facilitar a memorização de conceitos e fórmulas;
O ensino da matemática deve ser voltado para a aprendizagem significativa do aluno, trabalhar seu conteúdo de forma que contribua para as necessidades práticas do cotidiano como a formação do pensamento lógico-matemático dos alunos, tornando-os críticos e participativos.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Foram usadas pesquisas e recursos tecnológicos sobre o tema abordado;
De acordo com o conteúdo ministrado no ano letivo, os alunos formaram dois grupos por sala e desenvolveram sua paródia que no final teve uma junção dos grupos com letras e ritmos diferentes dando assim diversificação e criatividade na música e no ritmo.


RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS
-Conteúdos do ano letivo de cada série;
-Computadores;
-Internet;
-Editor de texto (Writer);
-Microfone;
-Câmera Digital;
-Xerocopiadora;
-Instrumentos musicais ( guitarra, violão, bateria...).


AVALIAÇÃO
Avaliados por uma mesa de jurados composta por 5 pessoas usando como critério: Os conteúdos abordados, desempenho e criatividade;
A música é um suporte poderoso quando envolvemos no processo ensino-aprendizagem da matemática. Quer como técnica de relaxamento, ferramenta eficaz para facilitar a aprendizagem de conceitos, regras e fórmulas.
Estamos vivendo em uma sociedade moderna onde não cabe ao professor ser o detentor de conhecimento e o aluno um mero aprendiz. Mas sim, proporcionar ao aluno o prazer em aprender de forma lúdica. O desafio gera esforço e interesse real pela atividade.


OBSERVAÇÕES:


A sala vencedora da paródia foi a turma do 1º ano A matutino, que cumpriram todos os requisitos caracterizados e com excelência.



Projeto de Matemática


A matemática na contemplação da cultura afro-brasileira e combate ao Bulliyng.



Prof. Cleide Aparecida Humberto de Souza

Escola Estadual Paulo Freire


JUSTIFICATIVA:

               Em uma sociedade moderna e globalizada, como a atual, é necessário buscar idéias e métodos em matemática relacionados com situações do cotidiano do aluno e suas experiências, usando, para isso, resolução de problemas, pesquisa e estatísticas conectadas com outras áreas do conhecimento como a relação étnico-racial e diminuir a prática do bulliyng na escola.
               Um grande desafio deste projeto é constatar que os métodos pedagógicos, não podem ser desenvolvidos isoladamente, mas de maneira interdisciplinar, apresentando ao educando uma visão de igualdade entre as pessoas sem fugir do conteúdo de matemática.

OBJETIVOS DO PROJETO:

                -Cogitar o entendimento dos conteúdos e etnia, promovendo a construção de uma sociedade mais justa e sem preconceito racial;
                -Ampliar aptidões que desperte maior interesse pela disciplina;
                -Estimular a criatividade, por meio de diversas maneiras, tais como: pesquisa, linguagem verbal, gráficos e tabelas;
                -Conscientizar e orientar os educandos sobre os danos do bulliyng na vida de uma pessoa, com a finalidade de diminuir esta prática na escola.
                 -Promover o aprendizado e a leitura para obtenção dos dados estatísticos;
                 -Desenvolver a capacidade de criticar, rever atitudes, reconhecer a igualdade e valorização de todos os grupos étnico-raciais que formam a sociedade brasileira.

METODOLOGIA:

                  O trabalho visa demonstrar que a Matemática pode contemplar outros contextos que parecem não ter semelhança com esta disciplina,
 como é o caso da cultura afro-brasileira.
                   A realização do projeto ocorreu com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscaram propiciar aos alunos a análise das desigualdades sociais e raciais utilizando índices estatísticos.
                   Revelaram-se também alguns aspectos sobre Bulliyng, cultura afro e indígena. Assim, obtiveram dados, informações e análises contidas em tabelas e gráficos sobre a cultura racial brasileira.

DESENVOLVIMENTO:

                   O educando tem suas particularidades culturais de grupo, e é na interação do meio com o seu cotidiano que propiciamos alterações em relação a essas especificidades.
                   É de suma importância a participação de toda a sociedade, principalmente a escola, considerado um ambiente excepcional para discussões e oportunidades na criação de ações e práticas pedagógicas que melhore a educação para o prestígio, valor humano, respeito mútuo, sem preconceito e sem discriminar a que grupo étnico-racial, o sujeito pertence.
                   É imprescindível discutir sobre as diferenças culturais e as suas implicações; oferecer aos alunos espaço para a análise e reflexão dos dados e informações, de maneira que estas sejam incorporadas e contribuam para a mudança da nossa sociedade. As Orientações e Ações para a educação das relações Étnico-Raciais (2006), afirma que:
                 A Matemática faz parte da cultura, portanto deve ser um aprendizado
num contexto situado do particular ao universal. Para a população negra, em especial, é necessário tornar o ensino da Matemática vivo, respeitando a cultura local com base na história e cultura dos povos, quando e como vivem, como comem, como se vestem, como rezam, como resolvem, as questões cotidianas que envolvem os conhecimentos matemáticos (p.194).
                Ao relacionar a Matemática, o Bulliyng e a cultura afro-brasileira o estudante deve perceber a diversidade existente em determinados contextos.
A intervenção do docente é muito importante para que este tema não deixe de ter proeminência e sejam extintas da nossa realidade. Assim o professor como mediador e observador, se detectado problemas de preconceito ou bullying, na sala de aula deverá explorar mais ainda e aprofundar as questões abordadas inclusive a cultura indígena.
                Os resultados foram apresentados por meio de tabelas e gráficos construídos pelos alunos do 1º ano A matutino, logo após a coleta de dados com os alunos do 6º B, 7ºA, 7ºB, 8ºA, e 1ºA no período matutino.
                 Nos debates sobre os temas abordados nas aulas de Matemática não ocorreu nenhum caso que evidenciou alunos com dificuldade em discutir o assunto ou demonstrasse discriminação. As turmas apresentam diferentes características em todos os aspectos: cor, idade, aprendizado, raça, e renda familiar. Cada turma dividida em quatro grupos apresentou e explicou os gráficos de setores, barras e colunas.

CONCLUSÃO

                 O projeto mostrou a importância do respeito ao outro e o aprendizado das diversas culturas. A maior parte dos estudantes não havia estudado sobre vida e cultura afro-brasileira na disciplina de Matemática, comprovando assim a importância do tema com o objetivo na contribuição e melhoria do ensino aprendizagem, redução da diferença, preconceito, da violência e no ideal de um cidadão crítico, participativo e consciente.
                Propiciou aos alunos desenvolver uma análise construtiva, crítica e reflexiva sobre a formação racial na sociedade brasileira, o respeito mútuo e o aprendizado na construção e análise dos gráficos.

O UNIVERSO DA GEOMETRIA

ÓRGÃO:
Escola Estadual Paulo Freire

PUBLICO ALVO:
Alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental; e 1º ano do ensino médio.

RESPONSÁVEL:
Cleide Aparecida Humberto de Souza

Justificativa:
Trabalhar Geometria não é somente apresentar as diversas formas geométricas aos alunos, os nomes dos polígonos e suas características. È necessário desenvolver nos alunos o gosto pela disciplina fazendo com que eles se envolvam no processo de ensino-aprendizagem. Este projeto almejou mostrar aos alunos a presença da geometria no seu cotidiano fora e dentro da sala de aula.

Objetivo Geral:
Aumentar a aptidão dos alunos e a capacidade de perceber a Geometria existente em seu meio, subsidiando com materiais práticos que despertem o raciocínio lógico e sintam-se motivados para novas experiências no estudo e na aplicação deste mecanismo. Aumentando assim a visão e o interesse pelo conteúdo. O projeto vem auxiliando nas diversas definições de geometria tão temida pelos alunos e ao mesmo tempo tão importante em nossas vidas.

Objetivo Específico:
            -Incentivar o desejo do aluno por geometria com o uso de materiais concretos e atividades lúdicas·
            -Despertar a curiosidade, o interesse e a capacidade do aluno de forma natural e espontânea.
-Desenvolver o aprendizado, explorando e classificando as formas geométricas existentes na sala de aula, na escola e na natureza.
-Calcular área, perímetro e volume dos polígonos planos, relacionando números, medidas e proporções.

METODOLOGIA:
-Pesquisa sobre geometria e suas classificações;
-Construção e Planificação das figuras planas e espaciais;
-Uso de blocos lógicos para aprender de modo prático os nomes dos polígonos;
-Cálculos das áreas, perímetro e volume das figuras geométricas;
-Identificação dos nomes das figuras geométricas na praça municipal;
-Expor os trabalhos realizados pelos alunos na sala de aula.

DESENVOLVIMENTO:
No primeiro bimestre foram trabalhadas figuras geométricas em todas as turmas, no primeiro momento com nomes dos polígonos e suas classificações, usando blocos lógicos e materiais concretos da sala de aula. No segundo bimestre trabalhou-se a planificação e construção das figuras geométricas. No terceiro bimestre passeio com cada turma na praça municipal onde identificaram figuras geométricas nas ruas e na natureza para posteriores cálculos em sala de aula de acordo com os nomes encontrados. Para finalizar revisão dos nomes e cálculos das figuras planas e espaciais relacionados ao conteúdo programado pelo referencial curricular de cada turma. Exposição dos trabalhos de cada turma na sala de aula.

AVALIAÇÃO:
As aulas de geometria com o uso de material prático, exploração das figuras geométricas, observação na natureza e no meio em que vive, é a melhor opção encontrada para um aprendizado de qualidade. Observou-se o entusiasmo, o interesse real e espontâneo dos alunos, ocorreu um alto índice de aproveitamento e uma participação integral das turmas durante as aulas. As aulas práticas e lúdicas de matemática vêm quebrando os paradigmas que fazem com que os alunos tenham tanto medo dessa disciplina, aumentando o interesse e despertando o gosto em aprender.

A Escola como fonte educacional no trânsito

Escola Estadual Paulo Freire

Professora: Cleide Aparecida Humberto de Souza

Público alvo: Alunos do 8º ano A, ensino fundamental e 1º ano A, ensino médio.

JUSTIFICATIVA:
           
A diversidade e o aumento de veículos trouxeram rapidez no trânsito e maior facilidade de locomoção para a população e produtos. Mas também aumentou o risco constante de acidentes nas ruas e estradas colocando em perigo a vida dos pedestres e dos motoristas. Portanto é importante que a educação no trânsito não fique somente na responsabilidade da auto- escola quando o indivíduo necessitar da carteira de motorista, mas sim, iniciada na infância. Assim sendo, a Escola é uma fonte de ensino na realização do projeto, ensinando aos alunos o bom comportamento no trânsito, seja qual for a condição do indivíduo. Deste modo, é necessário termos uma educação de trânsito, tanto para os motoristas como para os pedestres.  Pois se houve um avanço tecnológico nos veículos automotores, é necessário haver civilização e responsabilidade no trânsito para que todos tenham segurança.

 OBJETIVOS:
.Conscientizar os estudantes da seriedade do bom comportamento no trânsito.
· Aprender com simulação e atividades as leis de trânsito;
· Reconhecer as placas de trânsito;
· Proporcionar situações que permitam instigar a curiosidade e a   investigação de conhecimento para o bom do funcionamento do trânsito;
· Produzir a ponderação dos atos e responsabilidades no trânsito, gerando atitudes conscientes e transformações positivas.

METODOLOGIA:
Elaboração de métodos diversificados para a execução do projeto com informações, panfletos, redações e paródias destacando os perigos de acidentes e prudência no trânsito. 
Simulação de situações incididas no trânsito;
            Realização de passeio na Praça Municipal e alguns locais da cidade para identificar e classificar as placas e sinais de trânsito encontrados no percurso, facilitando assim o aprendizado.
            Confecção de paródias divididas em dois grupos na sala de aula com os alunos do 8º ano e 1º ano matutino.
           
Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
           
Realização de atividades coletivas com pesquisa e leitura sobre o tema abordado.


AVALIAÇÃO:
            Durante a execução do projeto, observou-se o empenho dos alunos, na execução das atividades sugeridas e principalmente na elaboração e apresentação da paródia sobre o trânsito. É de suma importância que a avaliação seja sobre dois requisitos: o empenho do professor e o aprendizado do aluno. Construindo assim, um alicerce mais sólido quanto a sua metodologia didática.

PROJETO SOCIAL

Disciplina, Sexualidade, prevenção e combate ao uso de drogas no Ensino Fundamental e médio.

RESPONSÁVEL:
Cleide Aparecida Humberto de Souza - Professora de Matemática.

PROFESSORES COLABORADORES:
Iso Flávio, Ana Paula, Joice e Direção Escolar.


PÚBLICO ALVO:
Direção, coordenação, Professores e alunos.

ÓRGÃO: Escola Estadual Paulo Freire.

OBJETIVO GERAL
            Promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos resgatando valores (respeito mútuo, amor próprio, entre outros...) através do conhecimento e reflexão temática da sexualidade, indisciplina e drogas, sugerindo aos docentes rever e expandir conceitos e condutas relacionados ao tema abordado na escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
           Promover mecanismo e metodologia participativa que permita a edificação de forma ampla no ensino-aprendizagem.
           Despertar o interesse dos alunos, educadores e familiares na busca de ações coletivas preventivas contra o uso de estimulante e exploração inadequada da sexualidade.
Diminuir a violência dando ênfase à questão do Bulliyng, indisciplina e melhorar o convívio do aluno com seus colegas, com o docente e com toda a comunidade escolar.
           Promover eventos com palestras de socialização dos trabalhos desempenhados na escola e na sociedade em parceria com órgãos competentes da cidade e também com o Conselho Tutelar, como suporte de superação da violência no âmbito escolar e com a finalidade de desenvolver a aquisição do conhecimento, habilidades e a concepção de hábitos, atitudes e valores.
            Aprender com dados reais e de forma dinâmica a construção de tabelas e gráficos de barras, colunas e setores.
Aumentar a auto-estima do aluno e diminuir os problemas causados por diversos fatores da sociedade atual como: indisciplina, agressividade, uso indevido de drogas e gravidez precoce.

JUSTIFICATIVA
As últimas décadas possibilitam diversas  situações sobre o uso das drogas e da sexualidade desregrada gerando grande impacto nos jovens, como por ex:  imagens, informações, vídeos, músicas, reportagens e danças. Esta gama de informações nos meios de comunicação social acaba por erotizar a conduta do adolescente mais que sua capacidade de pensar e distinguir o certo do errado. Assim o indivíduo acredita que para se tornar adulto é necessário ter relação sexual, beber, brigar, fumar etc. O uso social do álcool é espantoso, inclusive nas famílias dos nossos alunos. Além disso, nos últimos séculos, a sociedade vem perdendo seus valores e o respeito à vida das pessoas e, portanto, muitos buscam algo para preencher aquilo que acreditam estar faltando em sua existência, com ações inconvenientes, como a indisciplina, o desrespeito à sexualidade e logo o uso indevido de entorpecentes. É de suma importância que a Escola promova uma educação global.  Assim nossos alunos serão submetidos a momentos de reflexão analisando seus comportamentos e refletindo que cidadão eles almejam ser no futuro. Tendo como base a necessidade de ações que possibilitem aos jovens construir novos significados na educação como processo indispensável para sua formação como pessoal e profissional. A Escola Estadual Paulo Freire atua de maneira efetiva e contínua na educação, na conscientização e preparação do aluno crítico, responsável e capaz de exercer a cidadania.  É necessário entender ainda que em uma sociedade pluralizada devem-se respeitar as diferenças, crenças e valores de cada cidadão. Assim reduz os riscos de práticas indevidas, Garante resultados positivos e uma educação interdisciplinar de qualidade.

METODOLOGIA
Participação de forma interdisciplinar com o apoio da Equipe Gestora, Professores e alunos.
Para a execução do projeto após o trabalho em sala de aula foi marcado um evento com palestras, depoimentos, vídeos e teatros para enriquecer e esclarecer os temas abordados. Contamos com o apoio de toda a comunidade escolar e parcerias como: Secretaria Municipal na distribuição de panfletos, Conselho Tutelar com palestras sobre indisciplina, ato de infração, direitos e deveres. Polícia Militar e Polícia civil ministraram palestras sobre o uso das drogas lícitas e ilícitas, causas e efeitos no organismo, utilizando vídeos e depoimentos viabilizando recursos e ajuda aos usuários.  Palestra sobre sexualidade com auxiliar de enfermagem e apresentação do teatro ilustrando os temas abordados com o grupo Renascer. No primeiro momento foram realizadas pesquisas na sala de tecnologia sobre os temas mencionados com todas as turmas do 6ºano ao ensino médio do período matutino; Faixas com o tema e painel informativo com os alunos do 8° ano A matutino; paródias e danças com os alunos do 7ºA e 7ºB; Confecção de cartazes com todas as turmas do período matutino do 6º ao 1º ano ensino médio; 6º e 7º ano vespertino e 1ª fase do EJA- Educação de Jovens e Adultos no período noturno; Seminários, vídeos, redação e debates com os alunos do 1ºano A ensino médio matutino; Pesquisa de campo realizada pelos alunos do 8º ano A matutino sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas na escola e nas famílias dos estudantes, as conseqüências etc. Onde os mesmos utilizaram um questionário sobre o tema e uma urna para que as respostas fossem secretas. A pesquisa foi realizada com os alunos do 6º ano ao ensino médio e EJA nos três períodos matutino, vespertino e noturno. Após a coleta de dados foram trabalhados gráficos de barras, colunas e setores nas turmas envolvidas no projeto. Após os dados serem coletados o 1º ano A matutino construiu os gráficos em forma de vídeo para demonstrar pra todas as turmas o resultado da pesquisa da pesquisa de campo. Neste projeto houve a participação dos alunos na idealização, na efetivação, na ponderação, no diagnóstico e na assimilação da decorrência da ação.

DESENVOLVIMENTO
O projeto se desenvolveu a partir de uma conversa com os alunos onde foram relatados alguns casos sobre os temas abordados nas salas de aula e nas famílias, houve então a necessidade de contar com o apoio da equipe gestora, órgãos e entidades municipais no combate ao uso das drogas, indisciplina e sexualidade.
O trabalho realizado contou com o apoio do professor Iso Flávio- biologia que trabalhou sobre as conseqüências do uso das drogas no organismo  com a turma do 1ºano a. Da professora Fabiana- Português que trabalhou redação. A participação da professora Ana Paula- Matemática que ajudou na confecção de cartazes sobre indisciplina  com os alunos do período vespertino e noturno. Professor Cristiano- Ciências que ajudou no assunto sexualidade e com a participação da professora Joice- sala de tecnologia que ajudou com dinamismo os alunos durante a pesquisa. Procuramos interagir as questões do tema ao conteúdo de matemática com recursos tecnológicos, coleta de dados, tabelas e gráficos.

AVALIAÇÃO
Ficou-se registrado, o interesse, a capacidade, o entusiasmo, a criatividade e espontaneidade dos educandos na participação do projeto.
Observaram-se dados qualitativos no processo ensino-aprendizagem e melhoras na conduta e relacionamento entre colegas da sala, respeito e valorização ao corpo e a vida.
O projeto será contínuo e interdisciplinar com a finalidade de alcançar as metas propostas nos objetivos, principalmente por aqueles que encontram barreiras para enfrentar os problemas relacionados ao tema. 




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